A TAM Aviação Executiva, número um em vendas de aeronaves executivas no mercado nacional e representante oficial das fabricantes Beechcraft, Cessna e Bell, além da líder mundial em treinamentos, a FlightSafety, será, pela quarta vez consecutiva, a maior expositora da Labace, a mais importante feira do segmento no país. Serão 10 aeronaves expostas entre modelos a pistão, turbo-hélices, jatos e helicópteros. Destaque para o Citation Longitude, um dos maiores e mais avançados jatos produzidos pela Cessna; o Citation Latitude, que já vendeu mais de 200 unidades no mundo; o King Air 250, com excelente performance em pista não preparadas; o Grand Caravan EX, com o novo painel Garmin G1000 NXi; e o Bell 505, que mexeu com o segmento dos monoturbinas leve desde que foi apresentado ao mercado, em 2015.
“Nesse primeiro semestre fomos surpreendidos pelos ótimos resultados, sobretudo na área de vendas. Comparando com o mesmo período do ano passado e de 2017, já comercializamos números muito superiores até o momento. Em manutenção e serviços de FBO, a expectativa é de alta de 10% em relação ao ano anterior, sinal claro da reação do mercado”, destaca Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.
O segundo semestre para aviação executiva tende a ser mais aquecido, e a Labace é o ponto de partida para a concretização e a criação de novos negócios. “Nossa expectativa é fechar este ano com a venda de mais de 40, número parecido com o período antes da crise econômica”, revela Fiuza.
É nesse clima de recuperação e otimismo que a TAM AE marca presença na 16ª edição da Labace. Veja as opções de produtos e serviços oferecidos pela empresa e que serão apresentados no evento.
Modelos em exposição
Primeiro lugar em vendas de aeronaves executivas do país, a TAM AE dispõe de 23 modelos em seu portfólio, incluindo aeronaves a pistão, turbo-hélices, jatos e helicópteros, com características que atendem aos mais distintos segmentos. Essa variedade e versatilidade permitem à empresa transitar por diversas áreas e oferecer produtos sob medida para diferentes tipos de missão, o que a torna ainda mais competitiva.
Neste ano, a empresa mais uma vez conquista o título de maior expositora da Labace, com 10 modelos. Saiba um pouco mais sobre cada um deles:
Citation Longitude
Considerado o melhor Citation, o Longitude define um novo padrão para a aviação executiva com seu incrível conforto de cabine, baixos custos operacionais, longos intervalos de manutenção, além da combinação de velocidade e alcance.
Com capacidade para até 12 passageiros, incluindo um jump seat para tripulação extra (opcional), o Citation Longitude apresenta uma cabine ampla (7,67 metros de comprimento e 1,83 metro de altura), com piso totalmente plano e uma configuração double-club padrão, que oferece o maior espaço para as pernas na sua categoria. O jato possui assentos que se transformam em cama e compartimento de bagagem totalmente acessível por dentro da cabine, oferecendo o máximo em conforto.
A avançada tecnologia de cabine permite que os passageiros comandem todo o ambiente e entretenimento a partir de qualquer dispositivo móvel, enquanto o sistema de internet oferece maior produtividade em voo.
Informações técnicas:
4 Passageiros a M 0.80, Reserva de Combustível NBAA IFR (200 nm)
Pilotos + passageiros
(Peso de Cruzeiro Médio, 35.000 ft, ISA)
(PMD, Nível do Mar, ISA)
(Nível do Mar, ISA)
(2) 7.600 lb (33.81 kN)
Citation Latitude
O Citation Latitude representa o equilíbrio perfeito entre conforto, tecnologia e eficiência. Seu processo de fabricação contempla uma série de inovações, como o uso de automatização robótica, peças monoliticamente usinadas e estações de montagem ergonômicas. O resultado de todo esse projeto é uma redução de até 20% em custos operacionais quando comparado aos modelos concorrentes.
O jato possui capacidade para dois pilotos e até nove passageiros, suíte de aviônicos Garmin G5000 com interface touch screen (dispensa botões) e cabine com piso completamente plano (1,83 m de altura por 1,95 m de largura), permitindo que uma pessoa fique de pé. Conta ainda com o sistema Clarity, desenvolvido pela Cessna em parceria com a empresa americana Heads Up Technologies, que reúne sistemas elétricos, dados e comunicações – tudo conectado por fibra ótica e controlado a partir do assento por uma tela touch screen totalmente intuitiva.
Informações técnicas:
4 Passageiros a Traslado em Cruzeiro Rápido, Reserva de Combustível NBAA IFR (200 nm)
Pilotos + passageiros
Peso de Cruzeiro Médio, 35.000 ft, ISA
(PMD, Nível do Mar, ISA, Flaps Pos. 2, Comprimento de Pista Balanceado (14 CRF Part 25)
(Nível do Mar, ISA, Obstáculo de 50 ft, Peso Máximo de Pouso)
(2) 5.907 lb (26.28 kN)
Citation CJ3+
O Citation CJ3+ é certificado para operação com um único piloto e tem uma série de novos sistemas projetados para reduzir a carga de trabalho da tripulação. O modelo apresenta um conjunto de aviônicos integrados, o Garmin G3000, com radar meteorológico, sistema de detecção de turbulências, sistema avançado de alerta de terreno (TAWS-B) e suporte a comunicação ADS-B, que o tornam compatível com os requisitos de controle de tráfego aéreo Next Generation (NextGen).
Sua cabine conta ainda com servidor wireless, telefone via satélite Iridium, internet de alta velocidade e um sistema de pressurização controlada automaticamente, além de sistema de diagnóstico de falhas, que facilita a manutenção.
Traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (100 nm)
Piloto(s) + passageiros
(Peso de Cruzeiro Médio, 33.000 ft, ISA)
(PMD, Nível do Mar, ISA, 15° Flaps, Comprimento de Pista Balanceado (14 CFR Part 23)
(Nível do Mar, ISA, Obstáculo de 50 ft, Peso Máximo de Pouso)
(2) 2.820 lb (12.54 kN)
Citation M2
O Citation M2 redefiniu o padrão de desempenho para os jatos executivos do segmento “very light jet”, com um alcance de até 1.550 NM (2.871 km, traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (100 NM)), velocidade máxima de cruzeiro de 748 km/h (404 kts) e capacidade de subir mais rápido do que o seu antecessor (CJ1+), atingindo 41 mil pés em apenas 25 minutos.
A aeronave oferece ainda ampla seleção de itens customizáveis, cabine com conforto inigualável, toalete traseiro privativo, assentos maiores e muitas outras comodidades. O sistema intuitivo de aviônicos Garmin G3000, com controles touch screen, coloca tudo na ponta dos dedos dos pilotos, resultando em níveis mais altos de eficiência e segurança.
Traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (100 nm)
Piloto(s) + passageiros
(Peso de Cruzeiro Médio, 33.000 ft, ISA)
(PMD, Nível do Mar, ISA, 15° Flaps, Comprimento de Pista Balanceado (14 CFR Part 23)
(Nível do Mar, ISA, Obstáculo de 50 ft, Peso Máximo de Pouso)
(2) 1.965 lb (8.74 kN)
King Air 250
O modelo 250 é o resultado da experiência adquirida ao longo dos 50 anos de produção da linha King Air. Com desempenho inigualável, a combinação de winglets, hélices de material composto e dois poderosos motores PT6A-52 traz performance e confiabilidade à aeronave. Seus aviônicos Rockwell Collins Pro Line Fusion oferecem recursos avançados de consciência situacional, como cartas eletrônicas e exibição gráfica de tempo.
Traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (100 nm)
Piloto(s) + passageiros
(Peso de Cruzeiro Médio, 26.000 ft, ISA)
PMD, Nível do Mar, ISA, Obstáculo de 50 ft
(Nível do Mar, ISA, Sem Obstáculo)
(2) 850 shp
King Air C90
O avião de entrada para quem está indo para a aviação executiva pressurizada. Excelente ferramenta de trabalho, esta aeronave é versátil, tem grande alcance e carga útil. É equipado com winglets, que melhoram a performance de subida e aumentam a eficiência no uso de combustível, o que o torna ainda mais rentável.
Traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (100 nm)
Piloto(s) + passageiros
(Peso de Cruzeiro Médio, 20.000 ft, ISA)
PMD, Nível do Mar, ISA, Obstáculo de 50 ft
(Nível do Mar, ISA, Sem Obstáculo)
(2) 550 shp
Grand Caravan EX
O Grand Caravan EX consegue surpreender mais uma vez e tem como novidade o painel Garmin G1000 NXi, com sua segunda fase implementada este ano. O processador ficou mais rápido, com telas com mais contraste e melhor resolução da visão sintética (quando presente). Agora as aproximações visuais são auxiliadas pelo próprio painel, inclusive com um “glideslope artificial” em aeroportos selecionados, há compatibilidade com cartas do DECEA, como as WAC, de rotas (inferiores e superiores) e de corredores visuais, que podem ser sobrepostas ao mapa e estão presentes como itens de série na aeronave.
O painel também conta com ADS-B In & Out opcional, permitindo visualizar mais informações sobre os tráfegos nas telas, sobreposição do radar meteorológico ao moving map e aos “insets” do HSI, e FlightStream 510 de série, que permite passar os planos de voo de um tablet direto para a aeronave e também atualizar o banco de dados do G1000, tudo sem fio.
Como se não fosse suficiente tantas novidades, a versão 2019 também incorpora, como padrão, uma caixa de áudio dupla, com áudio 3D e bluetooth, facilitando a operação com tripulação dupla, além de diversos opcionais, como o ESP (Electronic Stability and Protection) que impede manobras inadvertidas, protege contra overspeed, underspeed e outras funcionalidades de segurança, o sistema Iridium (GSR56) para informações meteorológicas, voz e dados por satélite, que no Brasil é possível obter METAR, TAF, informações de descargas elétricas e vento por altitude, além de permitir normalmente o envio de SMS e chamadas. As telas ainda apresentam cinco diferentes layouts de informação no MFD com funcionalidade de tela dividida “Split-screen”, facilitando a visualização da tripulação.
Traslado em Cruzeiro Econômico a 10.000 ft, Reserva de 45 min
Piloto(s) + passageiros
Potência máxima de cruzeiro, 10.000 ft, versão sem cargo pod
(PMD, Nível do Mar, ISA, Sem Obstáculo)
Nível do Mar, ISA, Sem Obstáculo, Peso Máximo de Pouso
867 shp
Baron G58
O Baron G58 alia performance, confiabilidade, versatilidade e resistência e é considerado o equilíbrio perfeito entre potência e segurança. A aeronave bimotora pode operar em pistas curtas e não pavimentadas e é perfeita tanto para viagens a lazer quanto para viagens a negócio. Sua cabine com aproximadamente 4 metros cúbicos é configurável, com excelente espaço para as pernas, bagagens ou carga, oferecendo extremo conforto para até 6 ocupantes. O modelo conta com a moderna plataforma de voo Garmin G1000NXi, que traz um avanço significativo em relação à plataforma anterior e tem processamento muito mais rápido, além de diminuir a carga de trabalho dos pilotos e ao mesmo tempo elevar a experiência geral do voo.
Traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de 45 min
(Piloto + passageiros)
(Potência máxima de cruzeiro, 6.000 ft)
(PMD, Nível do Mar, ISA, Sem Obstáculo)
(Nível do Mar, ISA, Sem Obstáculo, Peso Máximo de Pouso)
(2) 300 hp
Bell 505 Jet Ranger X
O Bell 505 Jet Ranger X é sucesso absoluto de vendas, inclusive no Brasil, que já figura como o segundo mercado em volume de vendas mundiais. O modelo foi certificado em junho do ano passado pela FAA (Federal Aviation Administration) e em março deste ano pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
O helicóptero possui tecnologia de ponta, com aviônicos Garmin G1000H totalmente integrados, equipado com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Turbomeca Arrius 2R, com sistema FADEC de duplo canal e intervalo de revisão geral de 3.000 horas ou 14.000 ciclos. Traz ainda, como opcionais, sistema de alerta de terreno (HTAWS), visão sintética e sistema “Pathway in the Sky”.
(Cruzeiro Econômico, PMD, 4.000 ft, ISA, Sem Reserva de Combustível)
(Piloto(s) + passageiros)
(PMD, Nível do Mar, ISA)
Bell 429
Com velocidade e alcance excepcionais, alta performance no voo pairado e maior margem de segurança, o Bell 429 é o primeiro helicóptero do mundo a ser certificado para WAAS (sistema de aproximação de pouso vertical em piloto automático). Entre outros diferenciais, destaque para os controles de potência no comando coletivo, fuselagem e rotor resistentes a danos e assentos com atenuação de impactos.
Além disso, o modelo possui a maior cabine da categoria, com capacidade para até seis passageiros e dois pilotos, ou sete passageiros e um piloto, todos eles acomodados em assentos anticrash.
O Bell 429 conta também com uma moderna plataforma de aviônicos glass cockpit com telas digitais de LED de última geração já na sua versão standard, homologação para single pilot IFR e piloto automático de quatro eixos (opcional).
Cruzeiro Econômico, PMD, 4.000 ft, ISA, Sem Tanque Auxiliar, Sem Reserva de Combustível
(Piloto + passageiros)
(PMD, Nível do Mar, ISA)
(2) 719 shp
Manutenção
A empresa também registra bons resultados com a área de manutenção. Com o maior Centro de Manutenção da América Latina, localizado em Jundiaí (SP), houve um aumento nos serviços especializados, como upgrades, instalação de internet, pinturas gerais, reforma de interiores, além da venda de peças para diversas oficinas brasileiras, com o diferencial da entrega direta aos clientes, sejam frotistas, operadores ou oficinas especializadas.
As vendas de modificações e instalações também estão em alta, principalmente com a necessidade das aeronaves estarem equipadas com o ADS-B (novo sistema de melhoria da navegação aérea nos EUA, Europa e alguns países da América Latina) até o final de 2019.
Fretamento, Gerenciamento, Administração de Aeronaves e FBO
Outro segmento que apresenta bons resultados desde o ano passado é o de Fretamento, Gerenciamento, Administração de Aeronaves e FBO, impulsionado pela promoção Atendimento Premiado, que distribuiu prêmios, aos usuários frequentes dos seus serviços de FBO (Fixed Base Operator). A ação aumentou em 40% o número de atendimentos da TAM AE em 2018.
Nesta edição da Labace será lançada o “Atendimento Turbinado”, com mais prêmios, mais bases de atendimentos, mais opções de serviços para acúmulo de pontos e uma plataforma online que mostrará a pontuação e trará a opção de resgate de prêmios.
Participam da promoção as bases da TAM Aviação Executiva em Belo Horizonte (Pampulha e Confins), Manaus e São Paulo (Congonhas), além das bases parceiras como Topocart em Brasília, ABS/PROAIR em São Paulo (Guarulhos), DNP no Rio de Janeiro (Galeão – Tom Jobim) e I-LOG no Rio de Janeiro (Santos Dumont).
Para participar, basta o piloto ou o operador fazer a inscrição no site da promoção (www.tamaviacaoexecutiva.com.br/atendimentoturbinado) e realizar os atendimentos na TAM AE ou nas bases parceiras.
Treinamento
A TAM AE é parceira há 16 anos da FlightSafety, empresa norte-americana reconhecida mundialmente como pioneira no segmento de treinamentos em simulador de voo para tripulação da aviação executiva.
A FlightSafety possui uma estrutura inigualável, com 45 centros de treinamento distribuídos por 11 países, mais de 320 simuladores de alta tecnologia, mais de 135 tipos de programas de treinamento, com mais de 4.000 cursos diferentes destinados a pilotos, mecânicos, comissários de voo, despachantes e instrutores, além de oferecer 100 cursos na modalidade online. São mais de 1,4 milhão de horas de treinamento por ano, incluindo 750.000 horas em simuladores.
No Brasil, a TAM AE possui uma equipe exclusiva e especializada para a venda de treinamentos da FlightSafety seguindo à risca todas as regulamentações e regras vigentes para o mercado da aviação executiva no país.