Em tempos crise econômica, principalmente a atual em que nunca foi vivenciada provocada pela pandemia da Covid-19, é essencial que as empresas busquem novas formas de otimizar suas operações, sem deixar de lado a segurança e os protocolos de saúde. No setor aéreo um modelo de negócio tem se mostrado bastante eficaz: o Gerenciamento de Aeronaves, uma solução inteligente para quem possui aviões ou helicópteros e quer seguir operando.
De acordo com Heron Nobre, diretor de Serviços Aéreos e FBO da TAM Aviação Executiva, a otimização do uso das aeronaves por meio de fretamentos a terceiros, gera receitas extras que vão de encontro às necessidades trazidas pelo momento. “O princípio básico do gerenciamento é profissionalizar uma operação aérea. Isto é, uma empresa especializada assume todos os processos relacionados à aeronave e fica responsável pelos trâmites envolvidos”.
Nesse serviço também inclui o treinamento da tripulação, o controle técnico de manutenção, a aquisição de combustível, a contratação de seguros, dentre outros. E é ai que surge uma oportunidade de economia, fruto da compra em escala.
Nobre ainda acrescenta que o serviço de gerenciamento traz outras vantagens reais em várias frentes. “Como a TAM AE gerencia diversas aeronaves, muitos dos itens que contratamos são comprados em escala. E isso traz preços mais competitivos e melhores margens que são repassados aos nossos clientes”, sem contar que os clientes gerenciados possuem melhores condições comerciais de hangaragem e atendimento em nossas Bases além de valores diferenciados nos simuladores da Flight Safety. Segundo ele, o gerenciamento figura como a solução ideal para quem precisa da aeronave, mesmo em tempos difíceis.
“Para muitos setores, ter uma aeronave é um fator competitivo importantíssimo, e ainda que a economia não atravesse sua melhor fase, não é algo do qual se possa abrir mão. No entanto, em um cenário de recessão, operar uma aeronave por conta própria, acaba sendo mais difícil. Neste contexto, um serviço que oferece ao proprietário suporte completo, com segurança e ainda proporciona outras vantagens já mencionadas, acaba se mostrando uma grande oportunidade.”
O modelo de gerenciamento oferecido pela TAM Aviação Executiva, ainda permite que o cliente disponibilize a sua aeronave para subfretamento, se ele assim desejar. Isso significa que enquanto não estiver sendo usada, a aeronave pode ser fretada pela empresa a terceiros, de forma absolutamente legal, e grande parte da receita obtida com o serviço retorna para o proprietário em forma de abatimento dos custos operacionais. “Aeronave parada significa perda de dinheiro, porque mesmo ociosa ela gera despesas. O que nós fazemos, é oferecer ao proprietário uma condição em que ele pode continuar usufruindo da sua aeronave, mesmo nos momentos em que ele não esteja voando. Seguimos todos os padrões estabelecidos pela ANVISA e pela ANAC, assim o proprietário e o cliente podem ficar tranquilos e voar com a segurança da TAM AE”, afirma Nobre.
Entre os serviços que compõem o gerenciamento de aeronave estão: coordenação de voos 24 hrs/7 dias por semana; gestão da habilitação e jornada de tripulantes; treinamento de tripulantes em simulador de voo; hangaragem; atendimento nas bases (pista e salas VIP); limpeza das aeronaves; possibilidade de utilização de outras aeronaves da frota; elaboração e revisão de manuais de operação (MGO), de manutenção (MGM), de treinamento (PTO) e programas de segurança de voo; pessoas dedicadas exclusivamente para controle e comprovação de despesas da aeronave; gestão de pessoas e suporte legal e jurídico (instrumento registrado no RAB).
Embora o gerenciamento de aeronaves já seja praticado há algum tempo, o aperfeiçoamento do negócio - em linha com as necessidades atuais do mercado, somado ao profissionalismo, respaldo e a segurança oferecidos por empresas como a TAM Aviação Executiva, justifica o aumento da procura por este serviço que vem crescendo consideravelmente e já desponta como tendência no setor aéreo.