A TAM Aviação Executiva exibe, durante a 13ª edição da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (Labace), o mais completo e versátil portfólio de produtos e serviços da aviação geral do país, graças à expansão de um longínquo e sólido relacionamento com a Textron Inc. (NYSE:TXT). A empresa que já representava a Cessna, há 34 anos, e a Bell Helicopter, há 12 anos, participa do evento pela primeira vez na condição de representante, também, da Beechcraft, a quem representa com exclusividade no país desde fevereiro.
Tamanha variedade de produtos será um dos principais destaques da empresa que, durante a feira, exibirá 12 modelos ao todo: T206 Turbo Stationair, Bonanza G36, Baron G58, Grand Caravan EX, King Air 350i, Citation Mustang, Citation M2, Citation CJ3+, Citation Latitude, Bell 505 Jet Ranger X, Bell 407GXP e Bell 429VVIP. Destaque para os helicópteros 407GXP e 429VVIP, os últimos lançamentos da Bell Helicopter, que desembarcam no Brasil pela primeira vez. O Bell 407GXP é uma evolução do já consagrado 407GX, com melhor desempenho, aumento da carga útil e redução da carga de trabalho do piloto. Já o Bell 429VVIP é a versão top de linha do biturbina leve mais avançado do mundo, com interior VIP, design de assentos inovador, tecnologia de redução de ruído e um padrão inédito de acabamento. Batizado de “Magnificent”, o interior VVIP é requintado e luxuoso e foi produzido pela companhia italiana Mecaer Aviation Group (MAG), a partir de sugestões de clientes brasileiros e europeus.
Quem visitar a Labace poderá ver ainda o Citation Latitude com novos assentos para passageiros, um dos últimos modelos lançados pela Cessna que, somado ao Citation Longitude e Citation Hemisphere, forma uma nova categoria de jatos da família Citation, com cabine ainda mais larga.
Se o portfólio de aeronaves a venda cresceu, as unidades de serviços aéreos, manutenção e venda de treinamentos também não ficaram atrás. Para os jogos Olímpicos Rio 2016, a TAM AE foi eleita a operadora oficial de atendimento de aeronaves no aeroporto internacional de Cabo Frio. Para tal, foi montada uma estrutura especial capaz de suprir o aumento da demanda de serviços aéreos gerada pelo evento internacional. Além disso, a TAM AE atendeu aeronaves domésticas e internacionais em diferentes aeroportos do país, através de sua rede de bases instalada, bem como por meio das parcerias operacionais, com destaque para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde a empresa obteve o maior movimento de atendimento aeroportuário durante os jogos.
Houve ainda uma expansão da estrutura de manutenção. A companhia, que já contava com o maior centro de serviços Cessna fora dos Estados Unidos (localizado em Jundiaí), iniciou as operações do seu novo centro de manutenção em Aracati, no Ceará, tornando-se a detentora do maior parque de manutenções de aeronaves executivas da América Latina.
Venda de aviões, helicópteros e treinamentos
A TAM AE é a número 1 em vendas de aeronaves executivas (aviões e helicópteros) no Brasil. “Mesmo com esse cenário econômico vigente, temos conseguido bons resultados. No caso da Beechcraft, por exemplo, em apenas 6 meses de representação já concretizamos a venda de modelos de todas as categorias da fabricante: Baron, Bonanza e King Air. Além disso, fomos responsáveis por mais de 70% das vendas de todos os helicópteros novos comercializados no Brasil no ano passado, o que demonstra a boa aceitação dos produtos Bell pelo mercado”, destaca o presidente da TAM AE, Leonardo Fiuza.
Atualmente o portfólio de aeronaves comercializado pela empresa é composto por 30 produtos entre modelos de asa fixa (aviões mono e bimotores a pistão, turboélices e jatos executivos) e de asa rotativa (entre monoturbinas, biturbinas e helicópteros parapúblicos). Destaque para o recém-lançado Denali, o turboélice da Cessna que reúne atributos muito apreciados pelo mercado, como tecnologia, performance e baixo custo operacional; por isso, chega com a promessa de transformar a categoria.
E, se a variedade de aeronaves em seu portfólio impressiona, quando o assunto é treinamentos, a companhia também não fica atrás e, com a representação da FlightSafety, maior empresa de treinamento em simuladores do mundo, oferece o que há de mais atual em treinamento para pilotos, empresas, técnicos em manutenção e comissários de bordo. Sua estrutura inclui 40 centros de treinamento, em 10 países, e mais de 100 simuladores certificados pela ANAC.
A FlightSafety realiza mais de 1,3 milhão de hora de treinamento por ano, com 320 simuladores espalhados por 167 países.
Manutenção
Aracati (CE)
Com atividades iniciadas em março deste ano, o Centro de Manutenção em Aracati (CE) tem 14 mil m2 e pode atender até 30 aeronaves da Cessna, simultaneamente.
“O Centro de Manutenção em Aracati é estratégico para a TAM AE, já que 20% dos nossos clientes estão nas regiões Nordeste e Norte do país. Com o novo local, almejamos que esse setor represente metade do faturamento da empresa até 2019”, destaca Fiuza.
A empresa investe pesado em treinamento de seus colaboradores. Aproximadamente, cerca de 30% de toda a carga horária do funcionário é destinada aos programas de treinamento. “Quando uma aeronave entra no mercado, técnicos da TAM AE são enviados para as fábricas da Textron Aviation, nos EUA, para treinamento e, ao retornarem realizam treinamentos para os outros profissionais da unidade de negócio”, explica o diretor de Manutenção da TAM AE, Roberto Fajardo.
Com Aracati, a TAM AE torna-se a empresa com o maior parque de manutenção de aeronaves executivas da América Latina. São 50 mil m² de capacidade instalada, distribuídos em Jundiaí (maior Centro de Manutenção da América Latina), Belo Horizonte, Brasília e Aracati.
Além de Centro de Serviços Cessna, a TAM AE se tornou também Centro de Serviços oficial da Beechcraft no Brasil, aumentando ainda mais o seu poder de atuação, prestando suporte e atendimento a toda a linha de aeronaves King Air, com a mesma qualidade e garantia oferecidas às aeronaves Cessna há mais de 30 anos.
Fretamento e gerenciamento de aeronaves
A TAM Aviação Executiva dispõe de uma frota moderna e tem como lema sua opção pelo crescimento orgânico e sustentável, prestando sempre o melhor serviço.
“Estamos crescendo de forma estruturada e em linha com todas as regras vigentes na aviação, antecipando tendências e modelando nosso negócio à demanda de mercado. Ouvir nossos clientes é fundamental para evoluir em qualidade e soluções integradas para a aviação executiva”, destaca Heron Nobre, responsável pela área de serviços aéreos da TAM AE.
A companhia segue rigorosamente a regulamentação local e as práticas internacionais da aviação. É a empresa brasileira que mais atua em comitês internacionais de segurança e possui a Certificação Wyvern, exigida para o transporte dos mais importantes executivos do mundo.
FBO doméstico e internacional
A empresa continua investindo e expandindo sua estrutura de atendimento aeroportuário. Este ano, a realização dos jogos Olímpicos do Rio gerou um aumento da demanda por esse tipo de serviço. Sustentada pelos mais de 40 anos de atuação no Brasil e pela experiência em eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014, onde realizou mais de 1.000 atendimentos nos 30 dias do evento, a TAM AE foi escolhida a operadora oficial para atendimento de aeronaves executivas no aeroporto de Cabo Frio, a melhor opção para quem ia aos Jogos utilizando a aviação executiva. Isso porque o aeroporto está fora da chamada “Zona Amarela” e com isso, entre outras coisas, opera sem a necessidade de slots e sem restrição de horários.
A TAM AE preparou uma operação especial e colocou à disposição dos clientes todos os serviços necessários para a operação local, incluindo hangaragem, processo de alfândega e imigração (24 horas, 7 dias por semana), planejamento de voo, licenças e abastecimento de aeronaves, além de serviço de catering.