TAM Aviação Executiva participa da Agrishow 2019 embalada pelo momento positivo do agronegócio

29/03/2019

São Paulo, 29 de março de 2019 – A TAM Aviação Executiva, representante de vendas exclusiva no Brasil da Beechcraft, Cessna, Bell e FlightSafety, marca presença, pela 13ª vez consecutiva, no maior evento de agronegócios do Brasil, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), que acontece de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo.

O agronegócio, considerado um dos principais nichos da companhia, nos dois últimos anos responde por um quarto das vendas totais da TAM AE e, aproximadamente, 40% das aeronaves a pistão e turbo-hélices comercializadas pela empresa.

“A relevância do setor para o mercado da aviação executiva aumenta a cada ano. Assim, a nossa participação no evento torna-se cada vez mais importante. É uma excelente oportunidade para encontrarmos os empresários do agro e apresentar as máquinas mais apropriadas para as operações e capazes de alavancar ainda mais os seus negócios”, afirma Rafael Mugnaini, diretor comercial da TAM Aviação Executiva.

Os números confirmam a importância da aviação executiva para o agronegócio. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), em 2018, no Brasil, a frota de aeronaves a pistão e turbo-hélices, muito utilizados pelo setor, somava 12.777 unidades.

O que faz dos modelos a pistão e turbo-hélices um sucesso para o segmento é o fato de possuírem, em comum, características essenciais ao agro, como a capacidade de transportar muita carga, a versatilidade e o fato de decolarem e pousarem em pistas curtas e não preparadas.

Entre os 26 modelos de aeronaves do portfólio da TAM AE, 12 estão nas categorias de pistão e turbo-hélices. Há ainda helicópteros e jatos que priorizam a mobilidade e o deslocamento entre grandes distâncias, em um curto espaço de tempo e que, por isso, acabam se tornando aliados do empresário do agrobusiness, que precisa acessar regiões não cobertas pelas linhas aéreas regulares ou levar seus negócios ainda mais longe.

Os helicópteros também já despontam como uma boa opção no setor, uma vez que possibilitam o voo pairado, tornando viável o mapeamento e o monitoramento de regiões amplas, além de poder pousar e decolar de praticamente qualquer local e sem a necessidade de enfrentar trânsito e aeroportos.

Confira mais informações sobre os modelos apresentados:

_____________________________________________________________________

 

Citation Latitude – inédito em Ribeirão

Em demonstração No aeroporto

Pela primeira vez em Ribeirão Preto, o Citation Latitude faz parte de uma nova geração de aeronaves da Cessna que, somado ao Longitude e ao Hemisphere, formam uma nova categoria de jatos Citation, com cabine ampla e alcance ainda maior.

O jato possui capacidade para dois pilotos e até nove passageiros, suíte de aviônicos Garmin G5000 com interface touch screen (dispensa botões) e cabine com piso completamente plano (1,83 m de altura por 1,96 m de largura), permitindo que uma pessoa fique de pé. Conta ainda com o sistema Clarity, desenvolvido pela Cessna em parceria com a empresa americana Heads Up Technologies, que reúne sistemas elétricos, dados e comunicações – tudo conectado por fibra ótica e controlado a partir do assento por uma tela touch screen totalmente intuitiva. Além disso, quando comparado ao principal concorrente, apresenta 11% mais espaço entre bancos. O modelo possui ainda o maior bagageiro e o toalete mais espaçoso da categoria.

Vale destacar ainda que a aeronave pode operar em pistas de 3.580 pés (1.091 m) com peso máximo de decolagem e atingir altitude máxima de 45 mil pés. Seu alcance máximo é de 2.700 NM (5.000 km, traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (200 NM).

Preço básico: US$ 17. 325.000 (FOB – EUA)

 

T206H Turbo Stationair

EM EXPOSIÇÃO NO ESTANDE

O T206H Turbo Stationair é um dos modelos mais utilizados no setor agribusiness no Brasil, equipado com o motor Textron Lycoming TIO-540-AJ1A de 310 hp, o modelo chega a subir até 27 mil pés e atingir a velocidade máxima de cruzeiro de 161 kts (298 km/h). Seu alcance de até 1.132 km no Peso Máximo de Decolagem permite um voo de São Paulo a Campo Grande sem escala, e pode operar em pistas curtas, com apenas 323 metros. 

Outro grande diferencial do modelo é o seu tamanho, maior monomotor da linha Cessna, que permite transportar confortavelmente até seis pessoas, e seus assentos podem ser organizados de forma rápida para dois, três ou quatro passageiros. A configuração padrão é duas filas de bancos com dois em cada linha voltados para frente. Além de uma ampla porta, que facilita o embarque e desembarque.

Há ainda a opção de configuração anfíbia, para atuar em locais de grande potencial fluvial, como o Pantanal e a Amazônia.

Preço básico: US$ 714.000,00 (FOB – EUA).

 

King Air 250

Em demonstração No aeroporto

Um dos turbo-hélices mais confiáveis do mundo, com desempenho inigualável devido à combinação de Winglets, hélices de material composto e dois poderosos motores PT6A-52. Seus aviônicos Rockwell Collins Pro Line 21 oferecem recursos avançados de consciência situacional, como cartas eletrônicas e exibição gráfica de tempo, o que contribui para o recorde do modelo no quesito confiabilidade.

Preço básico: US$ 6.390.000,00  (FOB – EUA)

 

Grand Caravan EX

EM EXPOSIÇÃO NO eSTANDE E EM Demonstração no aeroporto

As aeronaves da família Caravan estão entre as mais tradicionais do mercado de aviação executiva e, sobretudo, do setor de agronegócios. O modelo é certificado em mais de 100 países e acumula mais de 13 milhões de horas de voo. Considerada a aeronave multimissão da Cessna, o Grand Caravan EX é a mais recente atualização da família. Seu alcance é de até 1.785 km (964 NM), sendo possível voar de São Paulo a Cuiabá sem escalas. Além disso, o modelo pode pousar em 99% de todas as pistas homologadas no Brasil.

Outro diferencial é sua versatilidade, que pode ser facilmente reconfigurada para o transporte de cargas, bagagens ou até 9 passageiros (mais tripulação). Há ainda um bagageiro com porta ampla, facilitando o carregamento de cargas de grande porte, além de um compartimento opcional de carga (cargo pod), que proporciona mais de 3 metros cúbicos de espaço extra para bagagem. O modelo também está disponível na versão Anfíbia.

Preço básico: US$ 2.250.000,00 (FOB – EUA).

 

BELL 505 JET RANGER X

Em demonstração No aeroporto

Lançado em 2013, o Bell 505 foi da sua concepção ao primeiro voo bem-sucedido em apenas 20 meses. Desde então, a aeronave acumulou mais de 1.000 horas de voo e passou por testes rigorosos para garantir o máximo em qualidade e desempenho. O modelo obteve a certificação da ANAC no ano passado e já está certificado nos EUA pela FAA (Federal Aviation Administration) e no Canadá pela TCCA (Transport Canada Civil Aviation).

O helicóptero possui tecnologia de ponta, com aviônicos Garmin G1000H NXi totalmente integrados, equipado com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Turbomeca Arrius 2R, com sistema FADEC de duplo canal e intervalo de revisão geral de 3.000 h ou 14.000 ciclos. Traz ainda, como opcionais, sistema de alerta de terreno (HTAWS), visão sintética e sistema “Pathway in the Sky”.

A aeronave conta também com tecnologias exclusivas para seu segmento, como os sistemas antivibração Live e Frahm, que garantem maior conforto durante o voo, e o modelo de manutenção MSG-3, aumentando o intervalo entre as paradas para manutenção e reduzindo o tempo em solo.

Sua cabine, muito versátil, tem capacidade para até 5 pessoas e foi projetada com assentos anticrash, que podem ser facilmente removidos. Seu piso é totalmente plano, e as portas são mais largas, quando comparadas às habituais, para facilitar o acesso de passageiros e cargas.

O modelo é sucesso absoluto de vendas, inclusive no Brasil, que já figura como o segundo mercado em volume de vendas mundiais.

Preço básico 2019: US$ 1.317.000,00 (FOB – EUA).

 

*Os modelos em exposição ou em voos demonstração podem sofrer alteração sem prévio aviso.

 

Agrishow 2019

 

Data: 29 de abril a 3 de maio

Horário: 8h às 18h

Local: Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste/Centro de Cana (Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 319 – Ribeirão Preto – SP)

Localizado no setor de aviação da Feira. Estande E22C – Entrada pelo portão Sul

ENTRE EM CONTATO