A Textron Aviation, representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou que a próxima geração da plataforma de voo integrada Garmin G1000 NXi estará presente nos modelos Cessna 172 Skyhawk, 182 Skylane, T206 Turbo Stationair HD, além dos Beechcraft Bonanza G36 e Baron G58, que integram a sua linha de aeronaves a pistão. Todos os modelos já estão certificados pela FAA (Federal Aviation Administration), e as entregas devem começar em breve.
“Estamos entusiasmados com esta parceria com a Garmin para introduzir a próxima geração dos renomados aviônicos G1000 em nossos produtos a pistão líderes de vendas”, afirma Doug May, vice-presidente de aeronaves a pistão da Textron. "Esses aprimoramentos não só diminuirão a carga de trabalho dos pilotos, como também elevarão a experiência geral de voo, proporcionando um cockpit mais conectado, eficiente e moderno”, conclui.
As recentes instalações do Garmin G1000 NXi utilizam o novo sistema integrado ADAHRS (Air Data, Altitude and Heading Reference System), simplificando o processo de atualização dos painéis.
“Esta atualização reforça o compromisso da Textron Aviation em investir continuamente na sua linha de aeronaves a pistão. O mercado reconhece e aprecia esse tipo de inciativa que resulta em produtos atuais, em linha com as melhores e mais avançadas tecnologias disponíveis no segmento”, destaca Rafael Mugnaini, diretor comercial da TAM AE.
A plataforma G1000 NXi apresenta uma modernização significativa na exibição do voo com tempos de processamentos menores, melhoria na renderização dos gráficos e legibilidade aumentada com os displays de LED. Melhorias na funcionalidade incluem a sobreposição dos mapas no HSI (Horizontal Situation Indicator), aproximação visual pelo FMS (Flight Management System), inclusão de ADS-B In e ADS-B Out (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) no pacote standard, cartas VFR e IFR nos mapas móveis (Moving Maps), visualização animada dos parâmetros meteorológicos do sistema Sirius XM Weather e mais. Melhorias opcionais incluem o acesso sem fio à atualização dos bancos de dados e à criação de planos de voo com o sistema Flight Stream, além do aumento da consciência situacional nos aeródromos com o sistema Surface Watch de monitoramento de pistas.